Anatomia de uma plataforma para médicos
Fiz a dissecação do Pfizer Pro, que tem um portal, redes sociais, e-mails e WhatsApp.
Andrea Calvino
8/1/20246 min ler

Plataforma Pfizer Pro
A Pfizer mantém um portal, várias redes sociais (fechadas), além de disparos de e-mails e mensagens de WhatsApp específicos para médicos. Todas essas mídias compõem a plataforma Pfizer Pro.
O problema
O fluxo de criação de aprovação dos conteúdos nao estava adequado e gerava uma série de problemas editoriais e entre os times. O conteúdo dependia de uma equipe técnica, pois trata-se de um conteúdo médico e da indústria farmacêutica e também não havia padronização de todas as mídias envolvidas, de forma que o produto Pfizer Pro não tinha coerência em todos os touchpoints, além de não ter estabelecido internamente quem é responsável por cada tarefa e quais os prazos para cada tarefa.
Os conteúdos não conversavam entre si e tinham voz e tom diferentes até mesmo na mesma mídia. Isso afetava a credibilidade das informações e o posicionamento e branding da plataforma, além de gerar problemas nas equipes, que nao sabiam exatamente quem era responsável por quais tarefas.
Não havia cultura de UX Writing.
Os desafios
Entrevistar os produtores de conteúdo para descobrir como os conteúdos eram produzidos. Entrevistar stakeholders e entender quais eram as dores.
Entender quais eram as limitações da plataforma, especialmente o site, tanto do ponto de vista das regras para publicação de conteúdo médico/farmacêutico, quanto das limitações técnicas da própria plataforma. Para isso, fiz entrevistas.
Propor regras que levassem em conta as boas práticas de UX Writing e UX Design, adaptadas a ao tipo de conteúdo em questão (exemplo: artigos científicos não podem ser editados) e, mais importante, criasse um process design e um design system dos componentes utilizados que sanasse as dores dos stakholders e ordenasse a produção e aprovação de conteúdo de acordo com as regras do setor farmacêutico.
Minhas funções
UX Writer Sr - localizar componentes de texto em toda a plataforma, entrevistar os responsáveis pela produçao de conteúdo de cada um deles, criar anatomias (padronizações) para todos, criar Voz e Tom, Guia de escrita, Vocabulário Controlado, Glossário, escrever textos finais que poderiam ser editados pelo stakeholder para servir de exemplo prático, ministrar workshops sobre o Design System de conteúdo para as equipes.
Depois, como fiquei sozinha no projeto, também atuei como:
Gerente de projeto das minhas entregas - fiz todo o planejamento, com requisitos, numa timeline.
UX Designer Sr - entender qual era de fato o desafio, aplicar os UX Methods, além de propor layouts para conteúdo de texto e imagem.
UX Researcher Sr - entrevistar stakeholders conforme os entregáveis iam ficando prontos para adequá-los äs necessidades reais dos times.
Service designer: condução de negociações para entrar em acordo sobre o Guia de Boas Práticas de Conteúdo e ministração de workshop, uma vez que todos os entregáveis já haviam sido aprovados, treinar os times para atuar dentro dos processos, padrões e boas práticas propostos.
Content Designer Sr - num determinado momento, começamos a validar formato e uso de imagens e elementos visuais dos produtos.
Atendimento ao cliente - apresentar para a gestão os entregáveis e justificar o porquê de determinadas escolhas.
As soluções
1) Estudo e sistematização da esteira de produção de conteúdo
Inicialmente, com uma squad, fizemos entrevistas e detectamos toda a esteira de criação, produção e publicação de conteúdo. A partir daí, criamos uma nova esteira que atendesse melhor as necessidades da plataforma e oferecesse mais controle e tempo hábil para a produção e aprovação destes conteúdos de acordo com a voz, tom e propósito da plataforma Pfizer Pro (que também foram criadas para dar coesão à plataforma.
Importante: todos os envolvidos foram entrevistados e contribuíram com a nova proposta, pois era importante que a nova forma de produção fosse compatível com a dinâmica das equipes.
2) Padronização e aplicação das boas práticas de conteúdo e UX Writing nos conteúdos de acordo com as mídias
Já trabalhando sozinha, analisei cada um dos componentes do portal, de cards a banners e também e-mails, redes sociais para gerar um Guia de Boas Práticas que envolvia desde a produção e aprovação de conteúdo até o número de caracteres de títulos de componentes específicos. Além de criar toda a anatomia de todos os formatos da plataforma (Portal + redes + e-mails + WhatsApp).
3) Treinamento e convencimento das equipes de que a nova proposta, apesar de conter uma curva de aprendizado, ajudaria e facilitaria a produção de conteúdo.
Cada um dos componentes passou por padronização e antes disso, pela anatomia, ou seja, separar todos os elementos que compõem um post, um e-mail, um banner et, de forma a gerar uma padrao que deve ser seguido para dar coesão ao produto Pfizer Pro (Portal + redes + e-mails + WhatsApp)
Também criei um Guia de Boas Práticas e treinei todos os times envolvidos para garantir que houvesse um entendimento geral de que a pardonizaçao economizaria tempo e evitaria desgastes, além de manter a identidade e integridade da plataforma.






1) Estudo e sistematização da esteira de produção de conteúdo
(Apenas trechos, para não revelar o conteúdo do cliente).
Planejamanto das minhas entregas
Como a partir da entrega anterior, eu não contava mais com a squad, tive de fazer o planejamento das minhas entregas, especificando atividades, prazos e condições para irmos para a fase seguinte.








2) Padronização e aplicação das boas práticas de conteúdo e UX Writing nos conteúdos de acordo com as mídias
(Apenas trechos, para não revelar o conteúdo do cliente).
















































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