Show me the money: já atendi tanta instituição financeira que acho que vou abrir a minha.

Nos meus sonhos, né :) Mas vem cá que eu te mostro o que fiz para o Neon, PicPay, Conta Zap, Add e Citibank.

Andrea Calvino

7/23/20244 min ler

Desde o início da minha carreira, atendi clientes como Citibank e Bank Boston.

Mais recentemente, atendi os seguintes clientes do setor financeiro:

Porto Bank e Porto Seguro: BOT com GenAI para Porto Seguro e Porto Bank (Consultoria da I LOVE UX, 2018 até 2024)


Liderei a pesquisa e o desenvolvimento de 3 bots híbridos (voz e texto) para IA Generativa (GenAI), melhorando a eficiência operacional e a experiência do usuário. Principais entregas:

  • Desk Research e Discovery: identificação das necessidades do projeto para o cliente e entendimento de quem eram as pessoas usuárias e qual o cotidiano de cada um dos 3 públicos:gerentes comerciais, corretores e atendentes.

  • Design Thinking: entender os três projetos, suas similaridades, diferenças e OGSM's

  • UX Research: roteirização, recrutamento e entrevistas com stakeholders internos e externos e entrevistas com pessoas usuárias. O resultado das entrevistas com pessoas usuárias foi transcrito em data storytelling para gerar valor percebido e compreensão de todos, além de determinar a partir de hierarquização quais funcionalidades deveriam estar no MVP.

  • Definição das jornadas: de acordo com o que foi constatado nas pesquisas mediadas e não mediadas.

  • Estratégia: a partir de dados coletados nas entrevistas com pessoas usuárias, com stakeholders e com o cliente, priorizar funcionalidades de acordo com as necessidades do produto e de negócios (políticas, time to market, expectativas).

  • UX Writing e Arquitetura de Informação: criação de fluxos de interação otimizados, com componentes de UI e interações para cada perfil de usuário.

  • Integração de APIs e estabelecimento de KPIs e métricas: implementação de soluções técnicas para monitoramento contínuo e sucesso do bot, de acordo com as necessidades do cliente junto aos seus pares (resposta útil, open questions, mapa de emoções, time on task, retenção, tempo de permanência, usuários únicos, número de mensagens de voz e de texto (e qual era mais recorrente)

  • Metodologia ágil: projetos com Jira e Notion, garantindo entregas dentro do prazo e com alta qualidade.

  • Integração e comunicação: construção de parcerias entre as áreas da empresa e os setores do cliente a partir do mapeamento de stakeholders.

Icatu Seguros (Head de UX, Conta Zap, janeiro de 2022 a julho de 2022).

Bot para sustenção do corretor e para dar continuidade ao funil de vendas com o prospect.

Reuniões semanais com stakeholders, análise de requisitos, mapeamento de API's, fluxo com dois perfis: pessoa usuária e corretor. Integração em ambiente seguro com atualizaçao diária.

PicPay Academy (Germinare, janeiro de 2021 até setembro de 2021)

Fiz todo o planejamento PPP (pedagógico) para uma iniciativa inédita no mundo em 2021: dau aulas de UX para crianças do Fundamental 2 até o ensino médio. Além de criar sozinha todo o material pedagógico, tinha de entender dos produtos que a escola estava atrelada (no setor financeiro, PicPay e Original) e determinar o uso de softwares e integração com as instituições financeiras, além de fazer testes e rubrics. Também participava de palestras e mentorias, assistindo diretores do Original e C-levels do PicPay falando sobre banking para os meus alunos. Foi um aprendizado incrível.

Se fui capaz de ensinar UX de instituições financeiras para crianças de 11 anos, creio que estou habilitada para dimunuir o esforço cognitivo de qualquer produto finaceiro para qualquer público.

Baseada nesta experiência , apresentei uma palestra sobre o ensino de UX para crianças no TDC

Neon (Dendron, abril de 2018 a março de 2020)Colab

Colaborei com o redesign do bot, criação do glossário e padronização do UI do mensageiro embebado no app do banco e UX Writing.

Um pequeno exemplo de materiais para organizar as ementas e produção e em sala de aula.

Add

Uma fintech (banking as a service) para pequenas e médias empresas que precisava de todo o material de lançamento, de site a voz e tom e UX Writing.

Previ

passei 1 ano indo semanalmente na Previ do Rio de Janeiro, para fazer o redesign da Intranet da da corporação.

Bora falar!