Tudo o que eu já entreguei

UX Design, UX Writing, UX Research, UX Strategist, Service Design, Content Design, Content Ops e Arquitetura de Informação, liderança e gestão. Uso todos esses conhecimentos para trazer resultados mensuráveis.

6/29/20244 min ler

UX Designer Sr

  • user-centered design

  • boas práticas de UX,

  • definiçao de UX Workflow,

  • design process,

  • integração entre times e squads, r

  • oadmap de produto,

  • avaliação heurística,

  • hierarquização e gerenciamento de backlog de UX, dezenas de entregáveis

  • DesignOps,

  • definição de KPI's e análise de métricas,

  • Design Thinking e Double Diamond,

  • Report para gestores,

  • user flow, cenários e casos de uso,

  • versionamento,

  • mobile first,

  • liderança e gestão de times,

  • integração com PO's, PM's e GP's,

  • definição de MVP,

  • projeção de volumetria e capacity do time de UX, wireframing em baixa,

  • benchmarking,

  • mapeamento de stakeholders,

  • alinhamento com o time de negócios,

  • relatórios de progresso e apresentações,

  • criação da cultura de UX,

  • atuação como UX advocate,

  • sistematização soluções de problemas de design, documentação (matriz CSD, 5W2H, atas etc), capacidade de mitigar erros,

  • condução de dinâmicas de grupo,

  • capacidade de demonstrar ROI via métricas e KPI's, aplicação da leis do UX,

  • capacidade de negociação,

  • UXDQA (controle de qualidade de UX), atuando como analista de produto.

Depois de décadas, é natural que ter feito várias entregas.

UX Writer Sr

  • microtextos,

  • padronização,

  • vocabulário controlado,

  • personas das pessoas usuárias e do sistema

  • glossário,

  • close test,

  • card sorting,

  • versionamento,

  • voz e tom e variações de tom de acordo com o trecho da jornada,

  • mensurar legibilidade,

  • leiturabilidade e acessibilidade,

  • aplicar linguagem simples,

  • criar mensagens do sistema (erro, alerta, sucesso),

  • dicas e orientações, metrificação de caracteres,

  • Guias de Escrita, testes de entendimento,

  • aplicação das boas práticas de UX Writing,

  • adequação da escrita de acordo com a persona,

  • jornada e produto, integração com os times de UX

  • Design e Produto e quase todas as entregas

  • realizadas em UX Design,

  • analista de produto.

Conversational AI Designer :

  • fluxogramas em alta definição,

  • propiciação jump to,

  • mapeamento de API's, lacunas, erros e exceções, prevenção de loopings,

  • prompt design,

  • curadoria,

  • integração com os demais times,

  • KPI`s e métricas,

  • testes, cenários e casos de uso e tudo o que é entregue em UX Writing, VUI e GUI (voz e texto).

  • chatbot, voicebot, answer machine e URA sem GenAI.

  • muitas das entregas de UX Design e de Arquitetura de Informação também se aplicam aqui.

UX Researcher Sr

  • testes de usabilidade,

  • entrevistas com pessoas usuárias,

  • pesquisa aprofundada (muitas vezes transformada em storytelling de dados),

  • análise macro de dados usando analytics e dashboards,

  • CSAT (Customer Satisfaction Score), NPS (Net Promoter Score, embora considere menos eficaz),

  • entrevistas de campo,

  • mapas de empatia,

  • personas,

  • cenários e casos de uso,

  • testes de 5 segundos,

  • Crazy 8’s, Brainwriting,

  • card sorting,

  • tree testing, focus groups,

  • diários de uso,

  • análise heurística,

  • validação de hipóteses,

  • shadowing,

  • mapeamento de jornada de acordo com as personas,

  • tuso de tudo o que aprendi na prática do jornalismo.

Aulas, palestras e livros

  • criação de material didática.

  • elaboração de PPP (plano político pedagógico);

  • aplicação da taxonomia de Bloom,

  • criação de testes e provas, apresentação de aulas e palestras,

  • ótima capacidade de comunicação,

  • mentoria, alta empatia e suporte aos alunos,

  • apoio não apenas em questões técnicas, mas de incentivo a descobrir quais são suas melhores qualidades, workshops in company,

  • coautoria de 10 livros falando de UX Design e UX Writing no contexto do CX e do CRM.

Content Design e Arquitetura de informação

  • criação de linhas editoriais,

  • estratégia de conteúdo,

  • produção de conteúdo pertinente à marca,

  • de acordo com o calendário de mídia e outras data e eventos importantes,

  • Content Ops,

  • criação, gerenciamento e hierarquização de conteúdo,

  • conteúdo baseado em personas e trechos da jornada,

  • taxonomia,

  • métricas de conteúdo,

  • aplicação de LATCH (critério de catalogação e hierarquização de conteúdo proposto pelo Saul Wurman),

  • definição de menus, card sorting e tree testing, e-mails e réguas comunicacionais, mensageria.

  • Definição de objetivos de negócios,

  • onhecimento do mercado,

  • capacidade de perceber tendências e detectar padrões,

  • service blueprint,

  • entendimento do momento da empresa e do cliente,

  • visão analítica e granular thinking,

  • além de muita empatia para perceber o que a pessoa usuária ainda não sabe que precisa e depois de décadas de experiência,

  • insights, visão sistêmica, mapeamento de todos os pontos de contato,

  • análise de todos os touchpoints e inter relação entre atores,

  • infraestrutura, times,

  • cultura e zeitgeist,

  • value design proposition (propostas de valor),

  • C2W (para Ford).

  • Mapas de Ecossistema (Ecosystem Map)

  • Prototipagem de Serviço

  • Mapas de Stakeholders

  • Scripts e Storyboards de Interações

  • Diretrizes de Implementação e Governança:

  • Matriz de Canais

UX Strategist e Service Designer

Liderança, gerente de projeto e analista de produtos.

  • No início da minha carreira, durante 3 anos, eu fiz gestao de projeto em PMI, fiz curso. O motivo era bem simples; não havia quem fizesse.

  • Criei uma metodologia que foi registrada no livro de um desenvolvedor que era liderado por mim. O livro WPage - Padronizando o desenvolvimento de websites cita a autoria da metodologia que criei.

  • Conforme fui ganhando experiência na produção digital, ser analista de produto se tornou algo recorrente, pela minha visão sistêmica, compreensão de service design e um dos entregáveis que mais faço, que é o Q&A de produtos e serviços digitais.

  • Fui Head de UX e reponsável por liderar alguns projetos nacionais e internacionais.

  • Em alguns casos, tive de atuar como Product Owner, como no caso da Pfizer, Cogna e da Previ, pela falta do profissional PO/PM da squad.

  • Também tive duas consultorias, o que colocava nessa posição, pois trabalhava de forma autônoma.

O que me torna uma profissional que traz resultados e trabalha em alta performance, é que apesar de ser contratada para fazer uma função, uso o conhecimento de todas as áreas nas quais sou especialista para elevar a qualidade das minhas entregas.