Tudo o que eu já entreguei
UX Design, UX Writing, UX Research, UX Strategist, Service Design, Content Design, Content Ops e Arquitetura de Informação, liderança e gestão. Uso todos esses conhecimentos para trazer resultados mensuráveis.
6/29/20244 min ler


UX Designer Sr
user-centered design
boas práticas de UX,
definiçao de UX Workflow,
design process,
integração entre times e squads, r
oadmap de produto,
avaliação heurística,
hierarquização e gerenciamento de backlog de UX, dezenas de entregáveis
DesignOps,
definição de KPI's e análise de métricas,
Design Thinking e Double Diamond,
Report para gestores,
user flow, cenários e casos de uso,
versionamento,
mobile first,
liderança e gestão de times,
integração com PO's, PM's e GP's,
definição de MVP,
projeção de volumetria e capacity do time de UX, wireframing em baixa,
benchmarking,
mapeamento de stakeholders,
alinhamento com o time de negócios,
relatórios de progresso e apresentações,
criação da cultura de UX,
atuação como UX advocate,
sistematização soluções de problemas de design, documentação (matriz CSD, 5W2H, atas etc), capacidade de mitigar erros,
condução de dinâmicas de grupo,
capacidade de demonstrar ROI via métricas e KPI's, aplicação da leis do UX,
capacidade de negociação,
UXDQA (controle de qualidade de UX), atuando como analista de produto.
Depois de décadas, é natural que ter feito várias entregas.
UX Writer Sr
microtextos,
padronização,
vocabulário controlado,
personas das pessoas usuárias e do sistema
glossário,
close test,
card sorting,
versionamento,
voz e tom e variações de tom de acordo com o trecho da jornada,
mensurar legibilidade,
leiturabilidade e acessibilidade,
aplicar linguagem simples,
criar mensagens do sistema (erro, alerta, sucesso),
dicas e orientações, metrificação de caracteres,
Guias de Escrita, testes de entendimento,
aplicação das boas práticas de UX Writing,
adequação da escrita de acordo com a persona,
jornada e produto, integração com os times de UX
Design e Produto e quase todas as entregas
realizadas em UX Design,
analista de produto.
Conversational AI Designer :
fluxogramas em alta definição,
propiciação jump to,
mapeamento de API's, lacunas, erros e exceções, prevenção de loopings,
prompt design,
curadoria,
integração com os demais times,
KPI`s e métricas,
testes, cenários e casos de uso e tudo o que é entregue em UX Writing, VUI e GUI (voz e texto).
chatbot, voicebot, answer machine e URA sem GenAI.
muitas das entregas de UX Design e de Arquitetura de Informação também se aplicam aqui.
UX Researcher Sr
testes de usabilidade,
entrevistas com pessoas usuárias,
pesquisa aprofundada (muitas vezes transformada em storytelling de dados),
análise macro de dados usando analytics e dashboards,
CSAT (Customer Satisfaction Score), NPS (Net Promoter Score, embora considere menos eficaz),
entrevistas de campo,
mapas de empatia,
personas,
cenários e casos de uso,
testes de 5 segundos,
Crazy 8’s, Brainwriting,
card sorting,
tree testing, focus groups,
diários de uso,
análise heurística,
validação de hipóteses,
shadowing,
mapeamento de jornada de acordo com as personas,
tuso de tudo o que aprendi na prática do jornalismo.
Aulas, palestras e livros
criação de material didática.
elaboração de PPP (plano político pedagógico);
aplicação da taxonomia de Bloom,
criação de testes e provas, apresentação de aulas e palestras,
ótima capacidade de comunicação,
mentoria, alta empatia e suporte aos alunos,
apoio não apenas em questões técnicas, mas de incentivo a descobrir quais são suas melhores qualidades, workshops in company,
coautoria de 10 livros falando de UX Design e UX Writing no contexto do CX e do CRM.
Content Design e Arquitetura de informação
criação de linhas editoriais,
estratégia de conteúdo,
produção de conteúdo pertinente à marca,
de acordo com o calendário de mídia e outras data e eventos importantes,
Content Ops,
criação, gerenciamento e hierarquização de conteúdo,
conteúdo baseado em personas e trechos da jornada,
taxonomia,
métricas de conteúdo,
aplicação de LATCH (critério de catalogação e hierarquização de conteúdo proposto pelo Saul Wurman),
definição de menus, card sorting e tree testing, e-mails e réguas comunicacionais, mensageria.
Definição de objetivos de negócios,
onhecimento do mercado,
capacidade de perceber tendências e detectar padrões,
service blueprint,
entendimento do momento da empresa e do cliente,
visão analítica e granular thinking,
além de muita empatia para perceber o que a pessoa usuária ainda não sabe que precisa e depois de décadas de experiência,
insights, visão sistêmica, mapeamento de todos os pontos de contato,
análise de todos os touchpoints e inter relação entre atores,
infraestrutura, times,
cultura e zeitgeist,
value design proposition (propostas de valor),
C2W (para Ford).
Mapas de Ecossistema (Ecosystem Map)
Prototipagem de Serviço
Mapas de Stakeholders
Scripts e Storyboards de Interações
Diretrizes de Implementação e Governança:
Matriz de Canais
UX Strategist e Service Designer
Liderança, gerente de projeto e analista de produtos.
No início da minha carreira, durante 3 anos, eu fiz gestao de projeto em PMI, fiz curso. O motivo era bem simples; não havia quem fizesse.
Criei uma metodologia que foi registrada no livro de um desenvolvedor que era liderado por mim. O livro WPage - Padronizando o desenvolvimento de websites cita a autoria da metodologia que criei.
Conforme fui ganhando experiência na produção digital, ser analista de produto se tornou algo recorrente, pela minha visão sistêmica, compreensão de service design e um dos entregáveis que mais faço, que é o Q&A de produtos e serviços digitais.
Fui Head de UX e reponsável por liderar alguns projetos nacionais e internacionais.
Em alguns casos, tive de atuar como Product Owner, como no caso da Pfizer, Cogna e da Previ, pela falta do profissional PO/PM da squad.
Também tive duas consultorias, o que colocava nessa posição, pois trabalhava de forma autônoma.
O que me torna uma profissional que traz resultados e trabalha em alta performance, é que apesar de ser contratada para fazer uma função, uso o conhecimento de todas as áreas nas quais sou especialista para elevar a qualidade das minhas entregas.
Localização
São Paulo, Brasil
Contatos
11 91611 4992
andrea@iloveux.com.br